4 dicas para aumentar o engajamento do seu vídeo

4 dicas para aumentar o engajamento do seu vídeo

4 dicas para aumentar o engajamento do seu vídeo

Será que existe uma “receita de bolo” para um vídeo no YouTube fazer sucesso?

Como tudo na internet, a resposta é não. Porém, algumas dicas podem ajudar seu vídeo a ter um bom rankeamento e, por que não, viralizar entre a audiência.

Então, o que você pode fazer para aumentar o engajamento do seu vídeo no YouTube? Confira as dicas abaixo:

Explore todo o potencial da plataforma

O YouTube é um universo completo. Ele tem filtros, pesquisa, hashtags, comunidades, comentários, inscrição no canal… Aprenda tudo sobre o que plataforma faz para levar para o seu negócio e para o seu vídeo o melhor que é possível oferecer ao seu público.

Nós já demos 4 dicas importantes para fazer seu vídeo rankear melhor no YouTube, vale a leitura para aprender mais sobre a rede!

Está começando no YouTube? Confira nossas 7 dicas para youtubers iniciantes.

Aposte em vídeos mais longos

Até pouco tempo atrás, toda dica que envolvia criação de vídeo para a internet falava sobre os vídeos serem curtos, de até 2 ou 3 minutos, que podiam ser consumidos rapidamente pelo usuário em qualquer lugar. Porém, isso nem sempre se aplica. O comportamento de consumo de vídeos online vem mudando nos últimos anos com a popularização cada vez mais intensa das plataformas de vídeo, como o YouTube, e dos criadores de conteúdo.

Quem vai assistir a vídeos no YouTube já espera um conteúdo mais longo e mais desenvolvido. Por isso, aproveite todos os minutos para criar um relacionamento com seu público, envolvê-lo na história, gerar confiança e credibilidade.

Se você quiser saber como contar uma boa história no seu video, leia mais sobre como trabalhar o storytelling no seu videomarketing!

Como assistir a vídeos do YouTube em janela flutuante no PC - Canaltech

Escolha bem seus influenciadores

Um erro que muitas empresas/agências cometem é passar um briefing engessado ao influenciador, como se fosse um ator contratado para fazer uma publicidade de TV, com um roteiro pronto e falas para serem decoradas.

É preciso entender que, no caso dos criadores de conteúdo, são eles quem tem o público. Eles é quem conhecem a audiência melhor do que qualquer outra pessoa ou dado, que sabem como conversar com ela, o que ela gosta, espera, aceita ou não.

Por isso, na hora de escolher os influenciadores que vão fazer parte da sua estratégia de videomarketing, é preciso entender com quem ele fala, e se esse público faz sentido, ou não, para sua marca. No briefing, o mais recomendado é deixar o criador, de fato, criar o conteúdo do jeito dele, como ele sabe que a audiência vai se identificar, e não amarrá-lo em uma ideia pronta.

Crie conteúdo, não propaganda

Sempre quando se fala de marketing digital, usa-se a palavra “conteúdo”. Inclusive, os influenciadores são chamados também de “criadores de conteúdo”, como mencionamos acima. Isso não é à toa. Quando um usuário pára para assistir a um vídeo no YouTube, por exemplo, está em busca de conteúdo, e não de propaganda.

E não se engane. Isso não quer dizer que as pessoas não querer ver publicidade na internet. Muito pelo contrário. Porém, o público aceita a publicidade que tenha algo a dizer/ensinar/entreter.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.