3 principais métodos de interpretação para atores

3 principais métodos de interpretação para atores

3 principais métodos de interpretação para atores

Assim como todas as outras profissões, ser ator exige muito estudo, disciplina e dedicação. Na verdade, o ator não para nunca de aprender, já que seu trabalho está intimamente ligado aos seus pensamentos, sentimentos, emoções e ao seu corpo.

Mas por onde começar a estudar ou como se aperfeiçoar? Existem algumas metodologias que guiam o ator no seu processo de criação e desenvolvimento da personagem, com base em técnicas práticas e exercícios que buscam acessar pontos chave do processo.

Listamos abaixo três dos grandes mestres das artes cênicas que desenvolveram suas próprias metodologias de interpretação no início do século XX e são referência até hoje. Seus trabalharam moldaram gerações de atores e são utilizados nas maiores escolas de dramaturgia mundo a fora.

Stanislavski

Constantin Stanislavski – Wikipédia, a enciclopédia livre

Conhecido como “Sistema”, é uma das metodologias de atuação mais conhecidas e consagradas do mundo todo. Ator, diretor e escritor, o russo Constantin Stanislavski (1863-1938) foi um dos fundadores do Teatro de Artes de Moscou, junto com Vladímir Dântchenco, um dos mais importantes teatros do mundo.

Seu método consiste em usar as experiências e sentimentos do ator para dar realismo ao personagem, chegando o mais próximo possível da vida real. Isso exige uma análise profunda do ator sobre si mesmo para poder resgatar e usar esses sentimentos e emoções no personagem.

De acordo com o “Sistema”, a ação é o que gera a emoção, e não ao contrário, por isso os exercícios de expressão corporal e técnicas de relaxamento são um dos pilares do método, pois os atores precisam estar relaxados vocal e fisicamente para poderem se expressar da forma mais completa possível.

Outro ponto importante é esmiuçar todas as ações do personagem no palco, já que tudo o que ele faz tem um propósito. Por que o personagem entrou por essa porta e não por aquela? Por que ele tomou o café nesse momento? Como ele vai abrir essa caixa? Todas essas respostas ajudam a compreender o personagem e tirar os excessos da cena.

  • Para saber mais: livros Minha Vida na ArteA Preparação do AtorA Construção da Personagem e A Criação do Papel; de Constantin Stanislavski

Lee Strasberg

Method Acting School | Lee Strasberg Theatre & Film Institute

Nascido no antigo Império Austro-Húngaro, Lee Strasberg (1901 – 1982) foi ator, diretor, produtor e professor de arte dramática nos Estados Unidos. Um dos maiores nomes do cinema e da arte da interpretação, foi um dos fundadores do Group Theatre e, posteriormente, professor e diretor artístico durante vários anos do Actor’s Studio (Nova York, EUA), um dos mais renomados grupos de dramaturgia do mundo, por onde passaram nomes como Marilyn Monroe, Marlon Brando, Paul Newman, Jane Fonda, Al Pacino, Robert De Niro, Dustin Hoffman e muitas outras estrelas.

Strasberg desenvolveu seu próprio método de interpretação a partir do “Sistema” de Stanislavski, chamado Método de Interpretação Para o Ator ou “O Método”. Nessa metodologia, o ator aprende a desenvolver emoções e pensamentos como se fosse o personagem, conferindo uma interpretação bastante realista.

Por meio de exercícios práticos, o ator aprender a acessar sua memória sensorial (relacionada aos seus sentidos) e memória emocional (experiências vividas) e ter domínio sobre seus sentimentos e emoções. Só então, vem a ação, que não é um causa mas uma consequência desses sentimentos e emoções.

Para conseguir chegar nesse estado, “O Método” traz diversos exercícios de relaxamento corporal, para quem tiradas todas as tensões físicas, as emoções possam fluir livremente.

  • Para saber mais: livro A Dream of Passion, de Lee Strasberg; Strasberg’s Method: As Taught by Lorrie Hull, de S. Loraine Hull

Stella Adler

Vida e Obra] Stella Adler – Portal dos Atores | Atores da Depressão

A atriz e professora Stella Adler(1901-1992) é um dos maiores nomes das artes cênicas no século XX e a primeira mulher a se destacar como formadora de atores. Adler estudou com Stanislavski e foi uma grande divulgadora do “Sistema” no Stella Adler Conservatory, em Nova York, fundado em 1949 em Nova York. Junto com o Actor’s Studio, de Lee, se tornou um grande celeiro de talentos.

Um dos grandes diferenciais do método de Stella para Stanislavski e Strasberg

Para a atriz, um dos tópicos mais relevantes era o poder da imaginação na criação do ator, e não tanto o uso de sentimentos e emoções pessoais, o que ela considerava “doente e esquizofrênico”.

  • Para saber mais: livro “Técnica da Representação Teatral”, de Stella Adler,com prefácio de Marlon Brando
Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.